O que é a síndrome de burnout?
Traduzido do inglês, "burn" quer dizer queima e "out" exterior
A Síndrome de Burnout também pode acontecer quando o profissional planeja ou é pautado para objetivos de trabalho muito difíceis, situações em que a pessoa possa achar por algum motivo, não ter capacidades suficientes para os cumprir.
Estamos vivendo uma era em que tudo parece ser urgente, as informações correm em alta velocidade, e a necessidade em se encaixar nas demandas exigentes do mundo estão cada vez mais pressionadas, por isso a Síndrome de Burnout resulta em fatores alarmantes nos últimos tempos.
Pela expectativa de trabalho rápido e pouco claras, o profissional perde o controle que resulta em um desequilíbrio emocional que afeta sua vida pessoal, profissional e problemas de relacionamentos na família e no trabalho.
Essa síndrome pode resultar em estado de depressão profunda e por isso é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas.
Quais as principais causas da síndrome de burnout?
- Trabalhos com objetivos muito difíceis de concluir;
- sentimento de incapacidade e insegurança;
- ambiente de trabalho competitivo;
- responsabilidade extrema;
- excesso de carga horária no trabalho;
- metas extremas;
- ameaça de troca de função ou demissão;
- pressão na entrega de demandas;
- vazio profissional e desconexão com seu trabalho.
Sinais que podem indicar a Síndrome de Burnout:
Os sinais podem ser identificados rapidamente pelo paciente ou com ajuda profissional, confira alguns deles:
- Cansaço excessivo, físico e mental;
- dores de cabeça frequente;
- alterações no apetite;
- insônia;
- dificuldades de concentração;
- sentimentos de fracasso e insegurança;
- negatividade constante;
- sentimentos de derrota e desesperança;
- sentimentos de incompetência;
- alterações repentinas de humor;
- isolamento;
- fadiga;
- pressão alta;
- dores musculares;
- problemas gastrointestinais;
- alteração nos batimentos cardíacos.
Para um tratamento mais eficaz é importante que a empresa detecte que também faz parte desse problema. Se existe algum colaborador desenvolvendo a síndrome de Burnout, o ambiente de trabalho que ele vive contribuiu para que isso acontecesse. Por isso corporações que investem em saúde mental para sua equipe, está investindo também na sua produtividade e consequentemente maiores resultados.
Tratamentos mais utilizados para a síndrome de Burnout?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um trabalho saudável é aquele em que as pressões sobre um colaborador são equilibradas e pautadas perante a demandas referentes a suas habilidades e recursos controlados com apoio e trabalho que recebem.
É muito importante o profissional saber identificar os sintomas quando a síndrome chega e procurar um profissional da saúde mental o quanto antes, para não acarretar problemas psíquicos maiores.
Dentre os tratamentos estão:
Para o Colaborador:
Terapia e psicoterapia
São indicados para tratamento, como também em alguns casos ansiolíticos ou antidepressivos receitados e acompanhados por um profissional da saúde.
Meditação/ Mindfulness
Para os adeptos a tratamentos mais naturais, a meditação é um santo remédio comprovado cientificamente na melhora do estresse. Tirar um tempo pra acalmar a mente e focar na qualidade da respiração ajuda muito a manter a mente positiva para o equilíbrio mental e retardamento do desenvolvimento da doença.
Atividade física
É extremamente importante pois libera o cortisol hormônio do estresse, e melhora na saúde das células corporais, e consequentemente na saúde do indivíduo em geral.
Tire um tempo pra fazer o que gosta
É muito importante o paciente entender que sua vida não é só trabalho. Existe uma vida pra ser vivida, aproveitada de maneira leve.
Para a empresa
A empresa que investe em gestão de saúde mental está lá frente em seus conceitos, conheça alguns desses investimentos:
Programas de mindfulness/ meditação corporativa
Para seus colaboradores como forma de levar qualidade de vida no trabalho e melhora na saúde mental da sua equipe.
Dinâmicas conduzidas por coaches
Ajudam os colaboradores a desenvolverem autoconhecimento, empatia e colaborativismo. Além de fornecerem ferramentas para que a equipe desenvolva seu lado humano.
Abertura para uma conversa aberta entre líder e colaborador
Muitas pessoas precisam falar, e a empresa que abre escuta para a fala de seu colaborador se envolve em um ato de empatia e altruísmo. Muitos funcionários vão pra casa com as palavras travadas e ficam assim por meses, se sentindo desconectados com o meio, isso pode lhes causar uma grande angústia e falta de motivação para desenvolver seu trabalho.
Conheça o nosso programa de meditação empresarial e saúde preventiva e acesse nossas 11 dicas de como manter sua mente positiva no trabalho.
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